Corinthians pode ser primeiro brasileiro a cair duas vezes na pré-Libertadores

veja o retrospecto de clubes do país

em 12/02/2020

ESPN

Com Ronaldo, Corinthians foi eliminado pelo Tolima em 2011

© Getty Images Com Ronaldo, Corinthians foi eliminado pelo Tolima em 2011

Derrotado por 1 a 0 pelo Guaraní no Paraguai, o Corinthians tenta evitar o vexame de ser o primeiro brasileiro a cair duas vezes na fase prévia da Copa Libertadores. Para isso, precisa vencer o adversário por dois gols de diferença – triunfo por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis – nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena.

A tarefa não é das mais simples, especialmente se levado em consideração o futebol oscilante apresentado pela equipe em 2020. Com pouco tempo de trabalho, Tiago Nunes ainda tenta implantar um estilo mais vistoso em uma equipe costumeiramente defensiva nos últimos anos.

Se o Guaraní não é um clube dos mais tradicionais na América do Sul, tampouco era o Tolima em 2011, quando eliminou o Corinthians justamente na fase prévia da Libertadores. Na ocasião, o time de Ronaldo, Roberto Carlos e cia. empatou por 0 a 0 no Pacaembu antes de ser surpreendido por 2 a 0 na Colômbia.

Aquela foi a primeira queda de um brasileiro neste estágio do torneio, e desde então nenhum clube caiu mais de uma vez antes da fase de grupos. O próprio Corinthians voltou à pré-Libertadores em 2015, quando despachou com tranquilidade o Once Caldas, com goleada por 4 a 0 na Arena e empate por 1 a 1 na Colômbia. Nas oitavas daquele ano, porém, cairia justamente diante deste Guaraní.

O Corinthians, aliás, é o time que mais vezes participou desta fase da competição – três –, ao lado dos rivais Palmeiras São Paulo.

E se o time alviverde sobreviveu aos três testes, o Tricolor é um dos três brasileiros a já terem caído neste estágio prévio. No ano passado, diante do Talleres, a derrota por 2 a 0 na Argentina e o empate por 0 a 0 em casa encerraram precocemente o sonho do tetra continental no Morumbi.

Um ano antes, a terceira e última eliminação brasileira antes da fase de grupos. A Chapecoense encarou o tradicional Nacional e não resistiu: duas derrotas por 1 a 0 e classificação uruguaia.

Retrospecto

Quinze times brasileiros já disputaram a pré-Libertadores. CruzeiroGrêmioBotafogoAthletico-PR e Internacional (incluindo a deste ano) jogaram duas vezes, enquanto GoiásSantosParanáFlamengo, Chapecoense, Vasco da Gama Atlético-MG estiveram em uma cada.

Nenhum time do país que participou deste estágio chegou à final da competição. Os que foram mais longe são Santos, em 2007, e São Paulo, em 2016, que caíram nas semifinais para Grêmio e Atlético Nacional, respectivamente.



Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias