Delegacia fluvial de Cuiabá intensifica fiscalização nos rios nas férias após ocorrências de afogamento

As atividades tiveram inicio em 15 de janeiro e se estende até o dia 15 de março.

em 24/02/2020

Gustavo Castro
Redação

A Delegacia Fluvial de Cuiabá se prepara para a operação verão nos rios da Baixada Cuiabana. Isto porque durante esta época embarcações esportivas aumentam o trafégo nas vias fluviais de Mato Grosso. As atividades tiveram inicio em 15 de janeiro e se estende até o dia 15 de março.

Segundo o capitão dos Portos de Cuiabá, o Tenente Thiago Cristiano Muniz, o objetivo é diminuir o número de acidentes na navegação intensificando as fiscalizações nas embarcações de linha e passeio, além de lanchas e motos-náuticas. Além disso, a ação visa intensificar a fiscalização nos rios devido a quantidade de aumento de ocorrências no número de afogamentos, especialmente durante o carnaval.Resultado de imagem para delegacia fluvial
Foto: Reprodução

"A operação na qual o foco é orientar e fiscalizar as embarcações e os navegantes, visando garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana, bem como a prevenção da poluição hídrica nas embarcações", disse, em entrevista à Rádio Capital FM.

No ano passado, mortes por afogamento bateram recorde em Mato Grosso. Em 10 meses, ocorreram 72 mortes por afogamento. Ssetembro foi o mês que registrou o maior número de ocorrências: foram 17 mortes.

Nesta época do ano, observa Thiago, as pessoas vão mais aos rios. Nos lugares nem sempre é possível que haja bombeiros ou salva-vidas nos muitos pontos de mergulho, então, ainda de acordo com o tenente, a recomendação é que os banhistas não entrem em águas turbulentas. Mesmo em rios tranquilos, ele recomenda não deixar a água acima da linha da cintura.

Confira o áudio da entrevista abaixo:

Áudio


Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias