FG ASSESSORIA

Ministério da Agricultura fará AGF de arroz, diz Neri Geller

Governo tem atuado para garantir os preços mínimos do cereal.

em 12/03/2018

agricultura_arroz (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

O Ministério da Agricultura vai fazer operações de Aquisição do Governo Federal (AGF) para ajudar a dar suporte aos preços do arroz. De acordo com o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, a medida atende uma reivindicação do setor, de atuação do governo para garantir o preço mínimo para o produtor. O apoio à comercialização de arroz foi autorizado em portaria publicada no dia 29 de dezembro do ano passado. Foram liberados R$ 100 milhões. O secretário de Política Agrícola informou ter "bala na agulha" para 1,4 milhão de toneladas, mais que a demanda do setor, que, segundo ele, é de 1,2 milhão.

O governo já tem atuado com leilões de prêmios de escoamento (PEP) e de equalização (Pepro). Na quarta-feira (7/3), foram feitas duas operações pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No PEP, foram arrematadas 63,6 mil (74,82% do total). No Pepro, o arremate total foi de 22,6 mil toneladas (26,59% do total).

As próximas operações de PEP e Pepro estão marcadas para quinta-feira (15/3). A oferta total será de 70 mil toneladas do cereal armazenado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, maiores produtores nacionais. Os rizicultores defendem a realização das operações para escoar o excedente do cereal, que pressiona os preços.

Ouça a entrevista abaixo com o secretário de Política Agrícola, Neri Geller:

Áudio

Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias