FG ASSESSORIA

O que é Bullying? Psicóloga Sani Neves fala sobre o assunto

Um problema social que deve ser conhecido e combatido.

em 03/11/2017

Quem nunca foi alvo de piadinhas desagradáveis e risadas abafadas nos tempos de colégio? Caracterizado por uma agressão intencional e repetida, que ocorre sem motivação evidente, o bullying causa intensos danos psicológicos à vítima, afetando diretamente seu convívio social e familiar. Um problema social que deve ser conhecido e combatido.

bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Ouça o áudio abaixo e confira a entrevista com a psicóloga Sany Neves, que orienta sobre os perigos do bullying:

Áudio


Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias