Bilionário Jeff Bezos conclui viagem até a borda do espaço

Homem mais rico do mundo parte em voo supersônico até borda do espaço na New Shepard, cápsula suborbital construída por sua empresa espacial Blue Origin

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, participou nesta terça-feira (20) de um voo supersônico até a borda do espaço.

Acima, acompanhe a viagem. Ele embarcou por volta das 10h (horário de Brasília) a bordo de New Shepard, cápsula suborbital com sistema de foguete construído por sua empresa espacial Blue Origin. 

Além de Bezos, o voo conta com outros três convidados: seu irmão, Mark Bezos; Wally Funk, uma pilota de 82 anos que foi integrante do "Mercury 13", e um estudante recém-formado no ensino médio de 18 anos, Oliver Daemen, que será o primeiro cliente pagante a bordo do New Shepard.

A excursão, que durou cerca de 11 minutos da decolagem ao pouso, teve início nas instalações da Blue Origin em um terreno extremamente remoto perto de Van Horn, no Texas.

A New Shepard já realizou 15 voos de teste automatizados sem ninguém a bordo. Bezos anunciou no início de junho que participaria do primeiro voo com tripulação, marcado para esta terça-feira.

A transmissão também está disponível no site da Blue Origin, na qual serão mostradas tomadas externas do foguete e da cápsula disparando em direção ao cosmos. 

O voo de Bezos ocorre 11 dias depois de o também bilionário Richard Branson voar na VSS Unity, espaçonave da Virgin Galatic, à borda do espaço.

Branson fundou a Virgin Galactic em 2004 com o objetivo de criar uma espaçonave capaz de levar até oito pessoas, incluindo dois pilotos e seis passageiros, em voos com foguetes que chegam a mais de 80 quilômetros acima da Terra, distância que o governo dos EUA considera a fronteira com o espaço sideral.

 

CNN BRASIL

Leia também

Deixe seu comentário!