Ceramistas realizam exposição em homenagem à pioneira na comunidade São Gonçalo Beira Rio

A abertura será no dia 8 de março, às 20h. O público poderá visitar a mostra de segunda a domingo, das 9h as 16h. A exposição segue até o dia 8 de abril, aniversário de 302 anos de Cuiabá

                          

                              - Foto por: Divulgação

A exposição São Gonçalo de geração em geração será realizada no Centro Cultural da comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. A abertura será no dia 8 de março, às 20h. A mostra tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A exposição conta com 30 obras entre potes, moringas, jarros e outras que poderão ser comercializadas no local. As peças são produzidas pelos ceramistas Julia Rodrigues da Conceição, Cleide Rodrigues, Cirley Rodrigues, Juracy Marcelina da Conceição e Ademir Rodrigues da Conceição. Os artistas são irmãos, e nasceram na comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Eles herdaram da mãe, Maria Leite Moraes da Conceição, o talento de criar objetos com argila.

Desde a infância, os artistas carregam os valores que são os símbolos da cultura cuiabana. Com determinação, colocam a mão na massa e manejam o barro com perfeição, expressando o carinho nas peças que produzem, sendo utilitárias ou decorativas. É uma homenagem dos filhos, que reverenciam por meio da arte, Dona Maria que foi uma das pioneiras na cerâmica na comunidade. Para eles, um grande exemplo de mulher, guerreira, que trabalhou muito e deixou um legado para a família.

A cerâmica é uma arte tradicional na comunidade, fonte de renda das famílias ribeirinhas. O barro, principal matéria-prima, é extraído das margens do Rio Cuiabá. O trabalho exige muita dedicação desde a desde a retirada do barro passando pelo processo de preparação, criação, moldagem, acabamento e a queima no forno para a conclusão da peça.

De acordo com a coordenação da exposição, o evento fortalecerá o trabalho dos artesãos, além de proporcionar a abertura de novas oportunidades e a divulgação da arte desenvolvida na comunidade. O objetivo é preservar a tradição de fazer da argila um instrumento de trabalho que gera emprego e renda, além de consolidar e manter viva a trajetória da cultura da comunidade.

O público poderá visitar a mostra de segunda a domingo, das 9h as 16h. A exposição segue até o dia 8 de abril, aniversário de 302 anos de Cuiabá.

Serviço

Abertura da exposição De geração em geração

Local: Centro Cultural da Comunidade

Endereço: Bairro São Gonçalo Beira Rio – Cuiabá-MT

Data: 08 de março de 2021 (segunda-feira)

Horário: 20h

Funcionamento da exposição: De segunda a domingo, das 09h as 16h

Informações: Marcos Paulo – (65) 99278-9743

 

*Por Dayanne Santana 

Leia também

Deixe seu comentário!