saiba mais

Dia do Chocolate: doce previne doenças cardiovasculares, AVC e Alzheimer

chocolate

PIXABAY - BETHÂNIA NUNES bethania.nunes@metropoles.com

O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta terça-feira (7/7). Além de saboroso, o doce traz também benefícios para a saúde. Quando consumido corretamente, ele é um ótimo anti-inflamatório e ajuda na prevenção de doenças, graças aos componentes presentes no cacau.

O médico Paulo Lessa esclarece que o fruto é rico em alcaloides – uma substância estimulante – e feniletilamina, substância também produzida pelos neurônios, conhecida como o hormônio da paixão. Ao ser ingerida, ela ativa a liberação de dopamina no cérebro, gerando a sensação de felicidade.

“Por ser rico em polifenóis, que são compostos bioativos poderosos, também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, AVC e Alzheimer, sendo um ótimo anti-inflamatório”, explica o médico.

Outro componente presente nos chocolates é o flavonóide, que age diretamente contra os radicais livres, ajuda a reduzir o estresse e alivia dores, pois aumenta a sensação de bem-estar e reduz os níveis de irritabilidade.

Lessa orienta que as pessoas deem sempre preferência aos produtos com, no mínimo, 70% de cacau. “Quando consumido em pequenas quantidades e em horários estratégicos, o chocolate pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde”, garante.

O ideal é comer no café da manhã ou após o almoço para que as calorias sejam gastas durante o dia e não sejam depositadas como gordura à noite, com o corpo em repouso.

Leia também

Deixe seu comentário!