Faço o treino aeróbico antes ou após a musculação?

Essa é uma dúvida frequente e a resposta é depende. Se o seu objetivo é perder gordura corporal, não há muita diferença na ordem dos exercícios, pois o principal fator para o emagrecimento é a realização de um planejamento alimentar que favoreça o déficit calórico. No entanto, se você quiser aumentar o gasto de gordura corporal durante a sessão de treino, a realização do treino aeróbico (esteira, bike ou elíptico) após a musculação é mais interessante, pois você utilizará grande parte das gorduras disponibilizadas dos adipócitos, vulgo “pneuzinhos".

A realização do exercício aeróbico (esteira, bike ou elíptico) antes da musculação poderá piorar o desempenho nos exercícios, reduzindo a força e dificultando o ganho de massa muscular, especialmente para os músculos dos membros inferiores (coxas e pernas). O ideal para quem deseja ganhar músculos é deixar o treino aeróbico para depois da musculação, assim você preserva energia para o treino de força. Deve-se evitar a realização de muitos minutos de exercícios aeróbicos, assim os mesmos não competem com a musculação. Se o objetivo é aumentar os músculos, faça entre dois a três treinos aeróbicos curtos na semana, algo entre 15 a 20 minutos são suficientes. 

Adilson Reis Filho CREF 568 G/MT | Mestre em Biociências (UFMT) | Instagram: @reisfilho

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