As medidas visam dar suporte no tratamento daqueles que forem infectados pelo vírus.

Governo contrata 2 hotéis e UTI's para atender infectados pelo Covid

Gazeta Digital

O governo do Estado informou que está em fase de negociação com dois hotéis para abrigar profissionais da saúde contaminados pelo coronavírus Covid 19. Também revelou que está em andamento a contratação de Unidades de Terapias Intensivas (UTI) para suprir a demanda de pacientes do estado. As medidas visam dar suporte no tratamento daqueles que forem infectados pelo vírus.

Christiano Antonucci/Secom-MT
Christiano Antonucci/Secom-MT

Em entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (3), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que os hotéis irão hospedar aqueles profissionais da saúde que precisarem de isolamento em casos de suspeita da doença. Ele não revelou quais são os estabelecimentos escolhidos.


“Um dos estabelecimento será para profissionais da saúde que, em algum momento, se infectar. O outro será para aqueles trabalhadores que tiverem algum familiar contaminado em casa. Para evitar contato com essa pessoa e se infectar e comprometer nossa equipe, ele ficará nesse hotel. São dois hotéis diferentes e estamos em fase final de contratação”, esclareceu.


Sobre as UTI’s, o secretário informou que foi publicado decreto que autoriza a contratação e uma portaria com as regras e preços será divulgada. Uma equipe irá fiscalizar esses leitos e os pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado.


“Isso será severamente fiscalizado. Iremos pagar pelos leitos utilizados . A intenção é ampliar a quantidade de leitos disponíveis, além daqueles já existentes na rede pública do SUS”, pontua.


Segundo o Secretário, Mato Grosso tem hoje mil leitos de UTI, na rede pública e particular, sendo que 500 contam com respiradores mecânicos. O item é de suma importância no tratamento de pacientes com Covid-19, pois a doença ataca os pulmões e prejudica a respiração.

Leia também

Deixe seu comentário!