O jogador de 19 anos foi anunciado como novo reforço do time catalão e deixou o São Paulo sem nunca ter aparecido pela equipe principal

Quem é Gustavo Maia, jovem atacante de Brasília contratado pelo Barcelona

*ROBERTO WAGNER

Gustavo Maia fecha com Barcelona

DIVULGAÇÃO/LA LIGA

São apenas 19 anos de vida, mas Gustavo Maia já tem muita história para contar. No último fim de semana, o jogador brasiliense foi anunciado como novo reforço do Barcelona. Contratado por 4,5 milhões de euros, o atacante ganhou uma multa rescisória de 300 milhões de euros (quase R$ 2 bilhões). Mas, afinal, quem é esse baixinho de 1,69m que o time catalão tanto aposta?

Há cinco anos, Gustavo ainda estava em Brasília. Foi aos 14 anos que ele deixou a capital do país para seguir o sonho de ser jogador de futebol no São Paulo. Casou-se, teve uma filha em dezembro de 2019 e, sem jamais ter feito um jogo como profissional no Tricolor, foi contratado por um dos times mais badalados do mundo.

As principais características do garoto são a velocidade, habilidade e versatilidade. Mesmo sendo destro, sua posição preferida é no lado esquerdo do ataque. “A vida é feita de etapas e mais uma se encerra na minha. Com orgulho, gratidão e sentimento de dever cumprido, me despeço do São Paulo. Nos próximos dias embarco para a Espanha para defender o Barcelona”, escreveu Gustavo, em sua conta no Instagram.

O brasiliense com o ídolo Daniel AlvesReprodução/Instagram Gustavo Maia

Ele se despediu do Tricolor no fim de semana passadoReprodução/Instagram Gustavo Maia

A princípio, o brasiliense começará com a equipe B do clube – que disputa o terceiro escalão nacional. Ainda assim, será uma experiência nova entre os profissionais, já que este ano passou os últimos meses treinando com a equipe de Fernando Diniz.

Títulos de Gustavo Maia no São Paulo

Ele conquistou sete títulos durante seus anos nas categorias de base do São Paulo. A Copa Brasil Votorantim dos Sub-15 em 2016, as Aspire Tri-Series Sub-16, Taça BH-17, Taça BH Sub-17, Copa Salvador de Sub-17 e Copa Ouro Sub-17 em 2017 e, em seguida, a Copa FAM dos Sub-17 e League Challenge Cup em 2018. A temporada de 2018 foi particularmente produtiva para Maia, marcando 30 gols em 36 jogos.

Gustavo ainda foi indicado ao Prêmio Dener, de gol mais bonito da Copa São Paulo de Juniores deste ano, após marcar com um belíssimo voleio diante do Coritiba.

Leia também

Deixe seu comentário!