Considerado como serviço essencial à sociedade, a categoria não parou de trabalhar.

Serviço que não para, Prefeitura alerta população sobre os cuidados com o armazenamento correto do lixo

Redação com Sicom

Considerado uma das atividades essenciais à população, os trabalhadores dos resíduos domiciliar não pararam mesmo nesta época de pandemia do coronavírus (Covid-19), momento em que quase toda a sociedade está de querentena. Pensando nisso, a prefeitura de Cuiabá alerta a população sobre os cuidados com o armazenamento do lixo. 

O acondicionamento correto dos resíduos produzidos é o principal exemplo de como cada morador dos mais de 300 bairros da Capital podem facilitar a jornada dos coletores. 


Foto: Luiz Alves

Além da separação adequada de objetos perfurocortantes como vidros e metais pontiagudos, a atenção com a quantidade de lixo colocada em cada recipiente também deve fazer parte da rotina do munícipe. Igualmente, é necessário que haja uma atenção com o dia e hora em que o caminhão passa em cada bairro, para que os materiais sejam colocados para o recolhimento na data correta. 

Conforme acordado entre a prestadora do serviço e a Secretaria de Serviços Urbanos, somado ao trabalho rotineiro realizado nos bairros de Cuiabá, duas equipes foram criadas para atuar exclusivamente no recolhimento dos resíduos não infectantes das unidades públicas de saúde. No total, são dois caminhões e 12 coletores empenhados nessa função.

Confira as dicas simples que podem ser seguidas: 

- Opte sempre por não encher o saco de lixo totalmente. Se for uma grande quantidade de resíduos, faça a divisão em mais de um recipiente. 

- Ao descartar objetos cortantes como lâmpadas, copos, espelhos, lâminas, e outros pedaços de vidros, garanta que eles estejam totalmente isolados do restante dos resíduos. Para isso, pode-se usar uma grande quantidade de jornal ou papelão para embrulhá-los.

- Utilize também garrafas pet como embalagens para materiais pontiagudos como espetos de madeira, pregos, parafusos, ou até mesmo o próprio vidro.

- Antes de jogar fora uma lata com tampa serrilhada, opte sempre por dobrá-la para dentro da embalagem.

- Faça sempre questão de identificar no saco de lixo a existência de objetos perfurocortantes. Dessa forma, os servidores poderão tomar um maior cuidado durante o manuseio.

Leia também

Deixe seu comentário!