Teoria do set point e o emagrecimento

Você já chegou a um determinado peso corporal e não conseguiu mais reduzir? Faz de tudo e não emagrece? Esse acontecimento é conhecido como set point.

A teoria do set point está relacionada à manutenção relativamente estável do peso corporal por longos períodos e assim, uma maior preservação da gordura corporal. Essa manutenção do peso corporal pode ser encarada como uma forma de defesa do organismo para situações de privação alimentar. No entanto, com a facilidade de acesso aos alimentos na atualidade, estocar energia em forma de gordura pode ser perigoso, visto que o tecido adiposo tanto periférico quanto visceral está associado ao surgimento de doenças como o diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, entre outras.

Ao pensar em iniciar um projeto de emagrecimento, é prudente ter o acompanhamento de um profissional de educação física e nutricionista para que ambos possam ajustar de acordo com a sua individualidade a rotina de treinos e alimentação, minimizando assim as chances de você não perder gordura corporal conforme deseja.

Adilson Reis Filho CREF 568 G/MT | Mestre em Biociências (UFMT) | Instagram: @reisfilho

Leia também

Deixe seu comentário!